Pix automático começa a funcionar e promete facilitar pagamento

O Banco Central (BC) lançou no dia 4 de junho uma nova modalidade de pagamento: o Pix automático, que começa a valer nesta segunda-feira (16/6). O serviço funcionará como um débito em conta para despesas recorrentes, como mensalidades escolares, condomínio, academias e serviços de streaming, facilitando a vida de quem não possui cartão de crédito ou costuma esquecer o pagamento de boletos.
Segundo especialistas, o Pix automático pode provocar uma mudança significativa no cenário dos meios de pagamento, reduzindo o uso de boletos e cartões de crédito. José Roberto Kracochansky, CEO da Jazz Tech, acredita que haverá uma "migração em massa" dos pagamentos em papel para o Pix automático, devido à agilidade na cobrança e no pagamento, além dos custos menores.
Ralf Germer, CEO e cofundador da PagBrasil, destaca que o impacto será ainda maior no segmento dos cartões, já que cerca de 60% dos brasileiros de baixa renda não possuem cartão de crédito. O Pix automático também resolve problemas como cartões expirados e devolve ao consumidor controle total sobre os pagamentos, permitindo até o cancelamento direto pelo aplicativo bancário — uma funcionalidade que os cartões de crédito não oferecem.
Como funciona o Pix automático?
- O cliente autoriza as cobranças recorrentes via Pix automático, definindo regras como o valor máximo de cada pagamento e se deseja usar linha de crédito.
- A empresa envia a cobrança ao banco do pagador antes do vencimento.
- O banco agenda o pagamento e notifica o cliente, que pode conferir e cancelar o débito até as 23h59 do dia anterior à cobrança.
- No dia combinado, o banco realiza o pagamento conforme as regras estabelecidas.
- Se não houver saldo suficiente, o banco faz até três tentativas de cobrança em até sete dias, notificando o cliente sobre as tentativas para que ele possa regularizar a situação e manter o serviço ativo.
Com essa inovação, o Pix automático promete modernizar e simplificar o pagamento de despesas recorrentes, trazendo mais praticidade e controle para os consumidores.
“Tive que chorar para ser atendida”: Moradora desabafa e diz que saúde pública de Penedo “não vale nada”
Incêndio de grandes proporções destrói veículos em garagem no interior de Alagoas
Homem é preso em Maceió após praticar assaltos disfarçado de entregador de aplicativo
Estudante e ex-jogador de basquete é preso após espancar namorada dentro de elevador em Natal
Gari é morta a tiros durante o trabalho em Teotônio Vilela (AL); polícia investiga o caso

Vereador de Coruripe denuncia uso político do Hospital Carvalho Beltrão

Corpo carbonizado encontrado em caminhonete segue sem identificação oficial, diz Polícia Civil

NASA quer instalar reator nuclear na lua até 2030, mas projeto enfrenta cortes e dúvidas

Mulher morre em incêndio que destruiu parte de residência em Arapiraca

Câmeras corporais revelam execução de homem em situação de rua durante abordagem policial em São Paulo