Pix automático começa a funcionar e promete facilitar pagamento

Agência Brasil

O Banco Central (BC) lançou no dia 4 de junho uma nova modalidade de pagamento: o Pix automático, que começa a valer nesta segunda-feira (16/6). O serviço funcionará como um débito em conta para despesas recorrentes, como mensalidades escolares, condomínio, academias e serviços de streaming, facilitando a vida de quem não possui cartão de crédito ou costuma esquecer o pagamento de boletos.

Segundo especialistas, o Pix automático pode provocar uma mudança significativa no cenário dos meios de pagamento, reduzindo o uso de boletos e cartões de crédito. José Roberto Kracochansky, CEO da Jazz Tech, acredita que haverá uma "migração em massa" dos pagamentos em papel para o Pix automático, devido à agilidade na cobrança e no pagamento, além dos custos menores.

Ralf Germer, CEO e cofundador da PagBrasil, destaca que o impacto será ainda maior no segmento dos cartões, já que cerca de 60% dos brasileiros de baixa renda não possuem cartão de crédito. O Pix automático também resolve problemas como cartões expirados e devolve ao consumidor controle total sobre os pagamentos, permitindo até o cancelamento direto pelo aplicativo bancário — uma funcionalidade que os cartões de crédito não oferecem.

Como funciona o Pix automático?

  1. O cliente autoriza as cobranças recorrentes via Pix automático, definindo regras como o valor máximo de cada pagamento e se deseja usar linha de crédito.
  2. A empresa envia a cobrança ao banco do pagador antes do vencimento.
  3. O banco agenda o pagamento e notifica o cliente, que pode conferir e cancelar o débito até as 23h59 do dia anterior à cobrança.
  4. No dia combinado, o banco realiza o pagamento conforme as regras estabelecidas.
  5. Se não houver saldo suficiente, o banco faz até três tentativas de cobrança em até sete dias, notificando o cliente sobre as tentativas para que ele possa regularizar a situação e manter o serviço ativo.

Com essa inovação, o Pix automático promete modernizar e simplificar o pagamento de despesas recorrentes, trazendo mais praticidade e controle para os consumidores.