Governo proíbe mais 3 marcas de azeite, e oito têm lotes considerados impróprios para consumo

Governo proíbe mais 3 marcas de azeite, e oito têm lotes considerados impróprios para consumo
Brasília, 6 de junho de 2025 – O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) proibiu nesta quinta-feira (6) a comercialização de mais três marcas de azeite de oliva no Brasil, após detectar irregularidades na composição dos produtos. Com isso, chega a oito o número de marcas com lotes considerados impróprios para o consumo apenas neste ano.
As análises realizadas em laboratórios credenciados constataram fraudes como a mistura de óleos vegetais comuns – como soja e milho – no lugar do azeite puro, ausência do percentual exigido para classificação como extra virgem e, em alguns casos, presença de substâncias que podem causar riscos à saúde. A prática configura crime contra as relações de consumo e é considerada grave pelo governo federal.
Segundo o MAPA, os produtos interditados já estão sendo recolhidos do mercado, e os responsáveis pelas marcas responderão a processos administrativos. A lista completa dos azeites irregulares deve ser divulgada nos próximos dias. As empresas investigadas podem ainda sofrer penalidades legais e multas, caso se comprove intenção fraudulenta na fabricação e distribuição.
Nos últimos anos, o mercado de azeites tem sido um dos mais visados por falsificadores, devido à valorização do produto e ao aumento do consumo no país. Em 2024, mais de 100 lotes foram retirados de circulação, e cerca de 20 empresas foram notificadas por enganar consumidores com rótulos falsos ou produtos adulterados.
A orientação do governo é que os consumidores fiquem atentos aos rótulos e desconfiem de produtos com preços muito abaixo da média, sem origem clara ou sem selos de inspeção. Informações sobre marcas autorizadas e produtos interditados podem ser consultadas diretamente no site do Ministério da Agricultura.
“Tive que chorar para ser atendida”: Moradora desabafa e diz que saúde pública de Penedo “não vale nada”
Incêndio de grandes proporções destrói veículos em garagem no interior de Alagoas
Homem é preso em Maceió após praticar assaltos disfarçado de entregador de aplicativo
Professora é agredida por aluno dentro de escola estadual em Pão de Açúcar (AL)
Estudante e ex-jogador de basquete é preso após espancar namorada dentro de elevador em Natal

Usina Guaxuma está em processo de reforma, indicando possível retomada das atividades

Vereador de Coruripe denuncia uso político do Hospital Carvalho Beltrão

Corpo carbonizado encontrado em caminhonete segue sem identificação oficial, diz Polícia Civil

NASA quer instalar reator nuclear na lua até 2030, mas projeto enfrenta cortes e dúvidas

Mulher morre em incêndio que destruiu parte de residência em Arapiraca