Polícia Civil desmonta esquema de desmanche clandestino com mais de 50 veículos roubados em Maceió

Polícia Civil desmonta esquema de desmanche clandestino com mais de 50 veículos roubados em Maceió
A Polícia Civil de Alagoas desarticulou, nesta segunda-feira (2), um esquema criminoso especializado no desmanche clandestino de veículos roubados na capital. A operação resultou na localização de dois galpões, no bairro Graciliano Ramos, onde pelo menos 53 carros foram desmontados. Um homem foi preso em flagrante.
Durante as buscas, as equipes apreenderam veículos com queixa de roubo e peças automotivas adulteradas, incluindo motores, transmissões e painéis. A Polícia Científica foi acionada e realizou perícia no material encontrado, o que confirmou a procedência ilícita das peças.
Segundo o delegado Wladney José, um dos responsáveis pela investigação, os locais funcionavam exclusivamente como desmanches de carros roubados. “Não havia carros de leilão nem sucata. Era tudo roubado mesmo”, afirmou o delegado em entrevista ao g1 AL.
O trabalho investigativo teve início na Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV), após o cruzamento de informações que indicaram movimentações suspeitas e um número crescente de registros de furto e roubo na região. A partir disso, os policiais conseguiram identificar os locais usados pela quadrilha e desmantelar o esquema.
“Começamos a identificar onde esses veículos estavam e agora estamos compreendendo o que está acontecendo. Já conseguimos comprovar que 53 veículos foram desmontados nesses galpões. Estamos apurando há quanto tempo isso vinha ocorrendo”, explicou Wladney José.
Ainda segundo o delegado, há indícios de que o esquema teria se deslocado de um bairro para outro e pode ter ramificações em outros estados, como Pernambuco. “Eles se desfazem rapidamente de motores, caixas de marcha e painéis para evitar flagrantes, mas conseguimos apreender várias peças que confirmam o roubo na totalidade”, destacou.
Um suspeito foi preso em flagrante e autuado por receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor. Ele foi levado para a sede da DRFV, onde permanece à disposição da Justiça.
O inquérito continua para apurar a participação de outros envolvidos e dimensionar o alcance da atividade criminosa. “Sabemos que esse esquema não se limita a esses dois galpões. É fundamental mantermos esse trabalho constante para coibir esse tipo de crime”, ressaltou o delegado.
A ação foi coordenada por equipes da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV), com apoio da Diretoria de Inteligência Policial (Dinpol), Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e da Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit). Também participaram os delegados Thales Araújo, Wladney José e Bárbara Porto.
“Tive que chorar para ser atendida”: Moradora desabafa e diz que saúde pública de Penedo “não vale nada”
Incêndio de grandes proporções destrói veículos em garagem no interior de Alagoas
Homem é preso em Maceió após praticar assaltos disfarçado de entregador de aplicativo
Gari é morta a tiros durante o trabalho em Teotônio Vilela (AL); polícia investiga o caso
Professora é agredida por aluno dentro de escola estadual em Pão de Açúcar (AL)

Corpo carbonizado encontrado em caminhonete segue sem identificação oficial, diz Polícia Civil

NASA quer instalar reator nuclear na lua até 2030, mas projeto enfrenta cortes e dúvidas

Mulher morre em incêndio que destruiu parte de residência em Arapiraca

Câmeras corporais revelam execução de homem em situação de rua durante abordagem policial em São Paulo

Manifestações em defesa de Bolsonaro e críticas a Alexandre de Moraes reúnem milhares em cidades do país