Manifestações em defesa de Bolsonaro e críticas a Alexandre de Moraes reúnem milhares em cidades do país

Reprodução/Internet

Brasil Milhares de manifestantes foram às ruas neste domingo (3) em diversas cidades brasileiras para participar de atos em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e em protesto contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. As manifestações foram registradas em pelo menos 62 municípios, abrangendo todas as regiões do país.

Embora não tenha comparecido presencialmente a nenhum dos atos, Bolsonaro acompanhou parte das mobilizações por videochamada. Os participantes, em sua maioria vestidos com roupas nas cores verde e amarela, empunharam faixas com pedidos de anistia ao ex-presidente e críticas à atuação do STF. Também foram registradas manifestações contrárias ao atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A ausência de figuras políticas cotadas para a eleição presidencial de 2026 gerou críticas de apoiadores bolsonaristas. Em um dos discursos, o pastor Silas Malafaia, aliado de Bolsonaro, lamentou a não participação de possíveis candidatos da direita no evento.

Integrantes da família Bolsonaro marcaram presença em diferentes cidades: o senador Flávio Bolsonaro, o deputado Eduardo Bolsonaro e outros aliados se dividiram entre estados como Pará, Rio de Janeiro e Santa Catarina, reforçando o apoio regional ao ex-presidente.

Apesar da mobilização em massa, os atos ocorreram de forma pacífica e sem registros de confronto com as forças de segurança.

As manifestações fazem parte de uma série de ações públicas organizadas por apoiadores do ex-presidente desde o avanço de investigações que envolvem Bolsonaro em inquéritos conduzidos pelo STF, sob relatoria de Alexandre de Moraes.