Defesa Civil e DNIT monitoram avanço de cratera na Ladeira do Catolé, em Maceió

Defesa Civil e DNIT monitoram avanço de cratera na Ladeira do Catolé, em Maceió
Situação de emergência foi decretada pelo município e obras emergenciais devem ser iniciadas nos próximos dias
A Defesa Civil de Maceió, em conjunto com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), realizou, na tarde desta sexta-feira (6), uma vistoria técnica na Ladeira do Catolé, que liga a capital ao município de Satuba, para avaliar o avanço de uma voçoroca localizada às margens da rodovia BR-316.
O crescimento da cratera representa um risco iminente para motoristas e pedestres que utilizam o trecho. Diante da gravidade do problema, a Prefeitura de Maceió decretou, no último dia 29 de maio, situação de emergência, o que permite a adoção de medidas rápidas e direcionadas para conter os danos.
Como medida preventiva, o DNIT isolou meia pista da rodovia no sentido Maceió, após o aparecimento de fissuras no asfalto. A autarquia federal, responsável pela manutenção da BR-316, também reforçou a sinalização no local para garantir a segurança do tráfego.
Segundo o coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre, já está sendo finalizado um relatório técnico com recomendações para orientar as primeiras ações emergenciais. "Inicialmente, será realizada uma obra de drenagem para impedir o avanço da cratera. Em seguida, daremos início às obras de contenção. Tudo será feito no menor tempo possível, respeitando os critérios de segurança", afirmou.
Enquanto as intervenções estruturais não são iniciadas, a Defesa Civil continua o monitoramento contínuo da área. Além da voçoroca na Ladeira do Catolé, o órgão acompanha outros pontos de risco na cidade, especialmente aqueles situados em regiões urbanas.
"Estamos mapeando cada cratera e produzindo relatórios técnicos para encaminhar as devidas providências. Em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, vamos realizar as intervenções necessárias para eliminar os riscos e proteger a população", concluiu Nobre.
A população que transita pela região deve redobrar a atenção e seguir as orientações das autoridades de trânsito enquanto as obras não são iniciadas.
“Tive que chorar para ser atendida”: Moradora desabafa e diz que saúde pública de Penedo “não vale nada”
Incêndio de grandes proporções destrói veículos em garagem no interior de Alagoas
Homem é preso em Maceió após praticar assaltos disfarçado de entregador de aplicativo
Gari é morta a tiros durante o trabalho em Teotônio Vilela (AL); polícia investiga o caso
Professora é agredida por aluno dentro de escola estadual em Pão de Açúcar (AL)

Corpo carbonizado encontrado em caminhonete segue sem identificação oficial, diz Polícia Civil

NASA quer instalar reator nuclear na lua até 2030, mas projeto enfrenta cortes e dúvidas

Mulher morre em incêndio que destruiu parte de residência em Arapiraca

Câmeras corporais revelam execução de homem em situação de rua durante abordagem policial em São Paulo

Manifestações em defesa de Bolsonaro e críticas a Alexandre de Moraes reúnem milhares em cidades do país