Cadela do Corpo de Bombeiros localiza ossada de mulher em cacimba; marido é preso por ocultação de cadáver

Reprodução/Internet

União dos Palmares (AL) Os restos mortais de Vanúsia da Silva, de 48 anos, foram encontrados nesta terça-feira (12) em uma cacimba de aproximadamente três metros de profundidade, no povoado Caípe, zona rural de União dos Palmares. A localização foi possível graças ao trabalho da cadela farejadora Hope, do Corpo de Bombeiros.

Vanúsia estava desaparecida desde dezembro do ano passado. Segundo a Polícia Civil, o principal suspeito é o próprio marido da vítima, que acabou colaborando com a localização do corpo após perceber que os cães farejadores estavam próximos da ossada. Ele foi preso em flagrante por ocultação de cadáver.

De acordo com o delegado Humberto Cassiano, da Delegacia de Homicídios da 11ª Região, o caso voltou a ser investigado após um vizinho relatar que o marido da vítima costumava confessar o crime quando estava alcoolizado. “Ele dizia ter matado a esposa e enterrado próximo a pés de banana, o que levantou suspeitas. Diante disso, acionamos os bombeiros e ele acabou indicando o local”, afirmou o delegado.

A operação contou com o apoio do Serviço de Inteligência do 2º BPM, da Delegacia Regional de União, do Pelopes da PM e do 3º Grupamento de Bombeiros Militar.

A cadela Hope, que recentemente recebeu duas certificações nacionais durante o Congresso Nacional de Bombeiros (Conabom 2025), foi essencial na localização do corpo.

Embora negue o assassinato, o suspeito continua detido e as investigações seguem para apurar as circunstâncias da morte. A vítima, segundo relatos preliminares, teria sido morta a golpes de machado.