Trump impõe tarifa de 50% ao Brasil e cita Bolsonaro em carta a Lula

Reprodução/Internet

O ex-presidente dos EUA e atual candidato republicano, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (9) uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, a mais alta entre 22 países notificados. A medida entra em vigor em 1º de agosto, caso não haja acordo comercial com os EUA.

Na carta enviada ao presidente Lula (PT), Trump citou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e criticou o julgamento dele pelo Supremo Tribunal Federal, chamando-o de “vergonha internacional”. Trump também acusou o Brasil, sem apresentar provas, de censura a empresas de mídia social dos EUA e de práticas comerciais injustas.

A nova tarifa atinge todas as exportações brasileiras aos EUA, incluindo setores como aço e alumínio, já afetados por medidas anteriores. Trump também anunciou a abertura de uma investigação comercial contra o Brasil, com base na Seção 301 da Lei de Comércio dos EUA.

Em resposta, Lula declarou que o Brasil “não aceitará ser tutelado por ninguém” e prometeu reagir com base na Lei da Reciprocidade Econômica. Ele reafirmou a soberania nacional, a independência das instituições brasileiras e defendeu que liberdade de expressão não justifica violência ou desinformação.

Além do Brasil, países como Filipinas (20%), Bangladesh (35%) e África do Sul (30%) também foram atingidos. Trump disse que pretende taxar em 10% os países do Brics, alegando tentativa de substituir o dólar como moeda global — o que ele classificou como uma “ameaça à segurança dos EUA”.