Chuva forte provoca transbordamento do Rio São Miguel e deixa mais de 220 desabrigados em São Miguel dos Campos

Reprodução/Internet

São Miguel dos Campos (AL) – As fortes chuvas que atingiram o estado de Alagoas nesta segunda-feira (30) causaram o transbordamento do Rio São Miguel, no município de São Miguel dos Campos. De acordo com a Defesa Civil Municipal, 222 pessoas ficaram desabrigadas e foram encaminhadas para abrigos improvisados pela Prefeitura.

As famílias afetadas foram realocadas em três pontos de acolhimento: dois na área urbana e um na zona rural, na Escola José Marcos da Rocha. A situação mobilizou equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, que continuam monitorando o nível do rio e prestando apoio às comunidades atingidas.

Segundo o capitão Josenildo Dias, da Defesa Civil estadual, o número de desalojados pode aumentar caso o volume de chuvas continue elevado nas próximas horas. "Estamos monitorando a situação, mas até o momento não há grandes complicações. As equipes de emergência continuam trabalhando para garantir a segurança de todos", afirmou.

A previsão do tempo indica a possibilidade de chuvas mais intensas na região litorânea do estado, com volumes entre 50 e 60 milímetros nas próximas horas. A Defesa Civil alerta, porém, que durante a madrugada a chuva deve ser de menor intensidade, com expectativa de 30 a 40 milímetros.

Além do Rio São Miguel, outras bacias hidrográficas de Alagoas, como a do Rio Camaragibe, estão sendo monitoradas em tempo real com apoio de imagens de satélite.

“A população pode ficar tranquila por enquanto, pois a chuva será menos intensa do que nos últimos dias”, reforçou o capitão Josenildo.

A Defesa Civil orienta que moradores de áreas de risco fiquem atentos aos sinais de perigo e abandonem suas casas em caso de qualquer instabilidade no terreno, movimentação de água ou risco de deslizamento. Em situações emergenciais, os números de contato são: Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193).