Chuva forte provoca transbordamento do Rio São Miguel e deixa mais de 220 desabrigados em São Miguel dos Campos

São Miguel dos Campos (AL) – As fortes chuvas que atingiram o estado de Alagoas nesta segunda-feira (30) causaram o transbordamento do Rio São Miguel, no município de São Miguel dos Campos. De acordo com a Defesa Civil Municipal, 222 pessoas ficaram desabrigadas e foram encaminhadas para abrigos improvisados pela Prefeitura.
As famílias afetadas foram realocadas em três pontos de acolhimento: dois na área urbana e um na zona rural, na Escola José Marcos da Rocha. A situação mobilizou equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, que continuam monitorando o nível do rio e prestando apoio às comunidades atingidas.
Segundo o capitão Josenildo Dias, da Defesa Civil estadual, o número de desalojados pode aumentar caso o volume de chuvas continue elevado nas próximas horas. "Estamos monitorando a situação, mas até o momento não há grandes complicações. As equipes de emergência continuam trabalhando para garantir a segurança de todos", afirmou.
A previsão do tempo indica a possibilidade de chuvas mais intensas na região litorânea do estado, com volumes entre 50 e 60 milímetros nas próximas horas. A Defesa Civil alerta, porém, que durante a madrugada a chuva deve ser de menor intensidade, com expectativa de 30 a 40 milímetros.
Além do Rio São Miguel, outras bacias hidrográficas de Alagoas, como a do Rio Camaragibe, estão sendo monitoradas em tempo real com apoio de imagens de satélite.
“A população pode ficar tranquila por enquanto, pois a chuva será menos intensa do que nos últimos dias”, reforçou o capitão Josenildo.
A Defesa Civil orienta que moradores de áreas de risco fiquem atentos aos sinais de perigo e abandonem suas casas em caso de qualquer instabilidade no terreno, movimentação de água ou risco de deslizamento. Em situações emergenciais, os números de contato são: Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193).
“Tive que chorar para ser atendida”: Moradora desabafa e diz que saúde pública de Penedo “não vale nada”
Homem é preso em Maceió após praticar assaltos disfarçado de entregador de aplicativo
Incêndio de grandes proporções destrói veículos em garagem no interior de Alagoas
Gari é morta a tiros durante o trabalho em Teotônio Vilela (AL); polícia investiga o caso
Professora é agredida por aluno dentro de escola estadual em Pão de Açúcar (AL)

Manifestações em defesa de Bolsonaro e críticas a Alexandre de Moraes reúnem milhares em cidades do país

Homem é preso por agredir a avó em floricultura no bairro Feitosa, em Maceió

Homem é esfaqueado em tentativa de homicídio em Rio Largo e levado ao HGE

Homem morre após ser baleado pelo ex-enteado em Arapiraca; caso será investigado como homicídio

Mulher é presa por stalking após tentar se aproximar de bebê em shopping de Maceió