5G em Alagoas: Estado lidera cobertura no Brasil e avança com novas ativações

Reprodução/Agência Brasil

Alagoas desponta como um dos estados mais conectados do Brasil na era da internet móvel de quinta geração. Com 94 municípios já contemplados por antenas 5G e 82,36% da população abrangida, o estado ocupa posição de destaque na expansão da nova tecnologia, segundo dados da Anatel.

TIM lidera cobertura em Maceió e interior

A operadora TIM tornou-se a primeira a ativar o sinal 5G em todos os bairros de Maceió, capital alagoana. O feito, anunciado em março de 2025, garante aos moradores da capital uma experiência completa da nova geração de conectividade, com velocidades superiores a 1 Gbps em áreas com 5G Standalone (SA).

Além de Maceió, a TIM também ativou o sinal 5G em outras importantes cidades do estado, como:

  • Arapiraca
  • Japaratinga
  • Maragogi

Esses municípios se somam a outros seis onde o 5G já está em operação, totalizando oito cidades com a tecnologia já implementada em Alagoas, com um total de 288 antenas instaladas.

Municípios que já têm ou receberão o 5G até 2026

Segundo o cronograma da Anatel, além das cidades já conectadas, outros municípios alagoanos estão na rota de expansão do 5G. Entre os destaques, estão:

  • Já implementado:
    Maceió, Arapiraca, Japaratinga, Maragogi, entre outros.
  • Previstos para receber até janeiro de 2026:
    Coruripe, Delmiro Gouveia, Girau do Ponciano, Palmeira dos Índios, Penedo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Teotônio Vilela e União dos Palmares.

A liberação do sinal pela Anatel já foi concedida para mais de 62 municípios, aguardando apenas a instalação da infraestrutura pelas operadoras.

Wi-Fi nas Praças: conectando a zona rural

Além da cobertura via antenas móveis, o governo estadual também tem investido no projeto "Wi-Fi nas Praças", que leva internet gratuita via 5G a áreas públicas. O objetivo é conectar comunidades rurais e regiões periféricas, promovendo inclusão digital, acesso à educação, saúde e serviços essenciais.

O avanço da tecnologia em Alagoas reflete um compromisso com a transformação digital do estado. Em 2023, o Ministério das Comunicações já havia classificado Alagoas como o estado com maior proporção populacional coberta por 5G. O ritmo acelerado continua em 2025, com novas cidades sendo conectadas e a infraestrutura se expandindo para além dos grandes centros.