Giovana Cordeiro revela ter sido vítima de estupro aos 18 anos: “Fiquei muito assustada”

Reprodução/Tv globo

A atriz Giovana Cordeiro, atualmente no ar como a lutadora Bárbara na novela Dona de Mim, da TV Globo, revelou ter sido estuprada aos 18 anos por um colega de trabalho. O caso, segundo relato da artista ao jornal O Globo, aconteceu após o homem oferecer uma carona. Giovana teria cochilado durante o trajeto e acordado já dentro da casa do agressor, onde o crime ocorreu.

“Fiquei muito assustada, tive medo de ser agredida em um lugar que não fazia ideia de onde era. Decidi ficar por achar que fosse mais 'seguro', e logo me deitei para dormir. Mas ele não me deixava cair no sono, ficou insistindo e fez sexo comigo sem o meu consentimento”, relatou a atriz, de 28 anos.

O episódio ocorreu há dez anos, mas Giovana afirmou que só compreendeu a gravidade do que viveu cinco anos depois, ao desenvolver problemas de saúde psicológicos e físicos que foram identificados como consequências do trauma.

“Era como se o meu corpo quisesse me punir ou me alertar para uma necessidade de cura de uma culpa que eu não tinha”, disse.

Apoio familiar e silêncio

Segundo Giovana, a irmã mais velha, Natália Cordeiro, foi quem a acolheu emocionalmente. Natália declarou que sua reação imediata foi de revolta, mas compreendeu a necessidade de respeitar o tempo e o silêncio da vítima.

“Confesso que minha vontade foi de fazer um escândalo, ver o sujeito pagar pelo que fez. Mas temos que respeitar o momento de quem viveu o abuso, e sabemos que, na prática, nem sempre a vítima é levada a sério”, afirmou.

A atriz optou por não divulgar a identidade do agressor e não informou se formalizou denúncia à época. A fala corajosa de Giovana se soma à de outras mulheres do meio artístico que têm usado sua visibilidade para romper o silêncio sobre violências sofridas e incentivar a discussão pública sobre abuso sexual, cultura do estupro e acolhimento às vítimas.