Diversão e cidadania: crianças de Maceió aprendem primeiros socorros com o Samu nas Escolas

Na manhã desta sexta-feira (23), o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Graciliano Ramos, no bairro Cidade Universitária, em Maceió, recebeu mais uma edição do projeto “Samu nas Escolas” (PSE). A ação tem como foco conscientizar crianças e adolescentes sobre os riscos dos trotes ao serviço de emergência e a relevância dos primeiros socorros.
A iniciativa educativa é realizada por estudantes de medicina e enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em colaboração com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Por meio de atividades lúdicas e didáticas, os alunos da unidade participaram de encenações teatrais e simulações práticas, onde aprenderam como agir em situações de emergência, como engasgos, desmaios, quedas e fraturas expostas.
Segundo a coordenadora do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, o projeto ultrapassa a simples instrução técnica. “O PSE é uma ferramenta fundamental tanto para a diminuição de trotes quanto para o desenvolvimento da cidadania. As crianças absorvem as orientações e se tornam agentes multiplicadores, ajudando a salvar vidas”, explicou.
Cristiane Alves Pereira, coordenadora do CMEI Graciliano Ramos, também destacou os impactos positivos da atividade. “Foi uma experiência rica. As crianças se engajaram, aprenderam de forma divertida e entenderam como agir em situações comuns. Apostar na educação e na prevenção é investir em uma sociedade mais consciente”, concluiu.
“Tive que chorar para ser atendida”: Moradora desabafa e diz que saúde pública de Penedo “não vale nada”
Homem é preso em Maceió após praticar assaltos disfarçado de entregador de aplicativo
Incêndio de grandes proporções destrói veículos em garagem no interior de Alagoas
Professora é agredida por aluno dentro de escola estadual em Pão de Açúcar (AL)
Gari é morta a tiros durante o trabalho em Teotônio Vilela (AL); polícia investiga o caso

Manifestações em defesa de Bolsonaro e críticas a Alexandre de Moraes reúnem milhares em cidades do país

Homem é preso por agredir a avó em floricultura no bairro Feitosa, em Maceió

Homem é esfaqueado em tentativa de homicídio em Rio Largo e levado ao HGE

Homem morre após ser baleado pelo ex-enteado em Arapiraca; caso será investigado como homicídio

Mulher é presa por stalking após tentar se aproximar de bebê em shopping de Maceió