Mais de 30 Países Impõem Restrições à Carne de Frango do Brasil Após Detecção de Gripe Aviária

O Ministério da Agricultura e Pecuária atualizou, nesta quarta-feira (21), a lista de países que adotaram restrições à importação de carne de frango brasileira após a confirmação de casos de gripe aviária. Filipinas e Jordânia se juntaram a mais de 30 outros países que já haviam imposto medidas de bloqueio, com o objetivo de conter a disseminação da doença.
O primeiro caso de gripe aviária foi identificado em uma granja comercial em Montenegro, no Rio Grande do Sul, o que levou à suspensão total das exportações para mercados importantes como China, União Europeia, México, Iraque, Coreia do Sul, Chile, África do Sul, entre outros. O vírus de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) foi confirmado, o que motivou as medidas preventivas de vários países, incluindo Argentina, Malásia, Paquistão e Peru.
Por outro lado, Singapura adotou restrições mais localizadas, limitando-se a uma área de 10 quilômetros ao redor do foco de contaminação, sem impedir totalmente as importações.
As sanções também afetaram regiões específicas do Brasil. Países como Reino Unido, Bahrein e Cuba, por exemplo, suspenderam importações apenas do Rio Grande do Sul, onde o surto teve início. Japão e Arábia Saudita restringiram as importações somente de Montenegro.
Além do caso inicial em Montenegro, o Ministério da Agricultura confirmou um segundo caso de gripe aviária em cisnes silvestres em Sapucaia do Sul, cidade situada a 60 quilômetros de distância. Outros seis casos estão sendo investigados, incluindo dois em granjas comerciais e quatro em aves de propriedades familiares, sem impacto comercial significativo.
“Tive que chorar para ser atendida”: Moradora desabafa e diz que saúde pública de Penedo “não vale nada”
Homem é preso em Maceió após praticar assaltos disfarçado de entregador de aplicativo
Incêndio de grandes proporções destrói veículos em garagem no interior de Alagoas
Professora é agredida por aluno dentro de escola estadual em Pão de Açúcar (AL)
Gari é morta a tiros durante o trabalho em Teotônio Vilela (AL); polícia investiga o caso

Manifestações em defesa de Bolsonaro e críticas a Alexandre de Moraes reúnem milhares em cidades do país

Homem é preso por agredir a avó em floricultura no bairro Feitosa, em Maceió

Homem é esfaqueado em tentativa de homicídio em Rio Largo e levado ao HGE

Homem morre após ser baleado pelo ex-enteado em Arapiraca; caso será investigado como homicídio

Mulher é presa por stalking após tentar se aproximar de bebê em shopping de Maceió