Papa Leão XIV Clama por Ajuda Humanitária em Gaza e Fim Imediato das Hostilidades

O Papa Leão XIV fez um apelo contundente nesta quarta-feira (21), durante sua primeira audiência geral semanal na Praça de São Pedro, pedindo a Israel que permita a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza, onde a situação continua a se deteriorar de forma alarmante. O pontífice descreveu a situação como “ainda mais preocupante e triste” e renovou seu apelo para que cesse as hostilidades, destacando que crianças, idosos e doentes são as maiores vítimas do conflito.
“Renovo meu apelo… para que permita a entrada de ajuda humanitária justa e ponha fim às hostilidades, cujo alto preço é pago por crianças, idosos e doentes”, disse o Papa Leão XIV, que foi calorosamente recebido por uma multidão durante o evento. O novo papa, que assumiu há apenas duas semanas, também é o primeiro líder americano da Igreja Católica.
A questão de Gaza tem sido uma das principais preocupações de Leão XIV desde o início de seu papado. Em sua primeira mensagem de domingo, 11 de maio, ele pediu um cessar-fogo imediato e a libertação de reféns israelenses mantidos pelo grupo militante Hamas. A situação em Gaza continua a ser marcada por intensos ataques militares, com um alto número de vítimas, incluindo civis.
Na segunda-feira (19), Israel anunciou que permitiria a entrada de ajuda humanitária em Gaza, após um bloqueio de 11 semanas, no entanto, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), nenhuma ajuda havia sido distribuída até a terça-feira (20).
O apelo do Papa ocorre após o anúncio do primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, de que o Reino Unido suspendeu as negociações de livre comércio com Israel, além de convocar o embaixador israelense para discussões sobre a situação em Gaza.
O governo de Israel, por sua vez, declarou sua intenção de intensificar as operações militares contra o Hamas e de controlar a totalidade da Faixa de Gaza, devastada pela guerra aérea e terrestre desde o ataque transfronteiriço do Hamas em outubro de 2023. Israel justificou o bloqueio com a necessidade de impedir que militantes palestinos desviassem a ajuda humanitária, o que foi negado pelo Hamas.
“Tive que chorar para ser atendida”: Moradora desabafa e diz que saúde pública de Penedo “não vale nada”
Homem é preso em Maceió após praticar assaltos disfarçado de entregador de aplicativo
Incêndio de grandes proporções destrói veículos em garagem no interior de Alagoas
Gari é morta a tiros durante o trabalho em Teotônio Vilela (AL); polícia investiga o caso
Professora é agredida por aluno dentro de escola estadual em Pão de Açúcar (AL)

Manifestações em defesa de Bolsonaro e críticas a Alexandre de Moraes reúnem milhares em cidades do país

Homem é preso por agredir a avó em floricultura no bairro Feitosa, em Maceió

Homem é esfaqueado em tentativa de homicídio em Rio Largo e levado ao HGE

Homem morre após ser baleado pelo ex-enteado em Arapiraca; caso será investigado como homicídio

Mulher é presa por stalking após tentar se aproximar de bebê em shopping de Maceió