Filhote de baleia-jubarte é encontrado morto em Piaçabuçu com marcas de mordidas de tubarão

Reprodução/APA de Piaçabuçu

Um filhote de baleia-jubarte foi encontrado morto na manhã desta sexta-feira (22) na Praia do Pontal do Peba, em Piaçabuçu, no Baixo São Francisco, Alagoas. O animal, um macho-juvenil de aproximadamente 4,10 metros, apresentava marcas de mordidas de tubarão, indicando que provavelmente já estava morto quando foi atacado.

De acordo com Mário Macedo, chefe da Área de Proteção Ambiental de Piaçabuçu, a baleia possivelmente morreu em alto mar e foi trazida pela maré até a praia. Agentes do Instituto Biota foram acionados para coletar parte do filhote e investigar a causa da morte. O material será encaminhado para análise em Maceió.

Este é o segundo registro de baleia-jubarte encontrada morta com marcas de mordidas de tubarão na mesma região neste mês. Há cerca de 10 dias, outro filhote foi localizado na Praia do Pontal do Peba, apresentando desprendimento de pele e sinais semelhantes de ataque por tubarão.

A presença de baleias-jubarte na costa brasileira é comum entre julho e novembro, período em que a espécie migra para águas mais quentes para reprodução e nascimento dos filhotes. Autoridades ambientais seguem monitorando a região para avaliar riscos e preservar a espécie durante a temporada.