Penedo registrou o pior desempenho em alfabetização entre todas as cidades do Litoral Sul de Alagoas

Reprodução/Internet

Segundo dados do SAVEAL 2024 (Sistema de Avaliação da Educação Básica de Alagoas), com nota 42,23, o município foi classificado no nível 1 de alfabetização, considerado insatisfatório para o processo de leitura e escrita das crianças na idade certa.

Ocupando a 73ª posição entre as 102 cidades do Estado, o resultado é inferior ao de municípios com estrutura e orçamento mais modestos, como São Brás (70,72), Porto Real do Colégio (83,74), Feliz Deserto (45,90), Igreja Nova (50,74) e Piaçabuçu (42,39). O melhor desempenho foi o de Jequiá da Praia, que atingiu 95,65 pontos, seguido por Coruripe, com 92,03, ambas classificadas no nível 5 de alfabetização, mostrando que é possível alcançar excelência na educação.

Outro dado preocupante é a baixa taxa de participação dos estudantes na avaliação em Penedo: apenas 88,44%, uma das mais baixas de Alagoas. Isso evidencia a ausência de estratégias eficazes para garantir o engajamento de escolas, professores e alunos.

Os números expõem a realidade: falta planejamento, investimento e prioridade para a educação. Enquanto outras cidades avançam, Penedo permanece estagnada, repetindo erros e deixando para trás centenas de crianças que deveriam estar alfabetizadas na idade certa.