Israel bombardeia Ministério da Defesa da Síria em Damasco; ataque marca escalada de tensão com população drusa

Explosões atingiram o centro da capital síria e foram transmitidas ao vivo; uma pessoa morreu e pelo menos 18 ficaram feridas, segundo autoridades locais.
Damasco (16/07) Um ataque aéreo realizado por Israel atingiu, nesta quarta-feira, o Ministério da Defesa da Síria, localizado na capital do país, Damasco. O bombardeio, transmitido ao vivo pela TV Al Jazeera, mostrou uma forte explosão no centro do edifício, com destroços sendo lançados ao ar e uma densa nuvem de fumaça cobrindo parte da cidade.
O ataque, de acordo com as Forças Armadas de Israel, é uma resposta às ações do Exército sírio contra a minoria étnica drusa, que habita áreas tanto na Síria quanto em Israel. "Atingimos o portão de entrada do complexo do quartel-general militar do regime sírio", afirmou um porta-voz militar israelense. "Continuamos monitorando os acontecimentos e as ações contra os civis drusos no sul da Síria", completou.
Segundo a agência estatal síria SANA, pelo menos uma pessoa morreu e 18 ficaram feridas. Fontes do Ministério da Defesa informaram que dois drones atingiram o prédio e que autoridades estavam abrigadas no porão durante os ataques. A TV estatal Elekhbariya confirmou que dois civis foram feridos.
Relatos da Al Jazeera indicam que os ataques ocorreram em dois pontos do edifício — um na entrada principal e outro na parte traseira. O jornalista Osama Bin Javaid, que estava próximo ao local, afirmou que drones permaneciam sobrevoando a área, enquanto posições defensivas sírias disparavam contra os equipamentos.
O bombardeio também atingiu Sweida, cidade no oeste da Síria de maioria drusa. Desde o início da semana, confrontos entre milícias drusas e forças do governo têm se intensificado na região. Tropas sírias foram enviadas a Sweida para conter os combates, mas acabaram entrando em confronto com os próprios grupos drusos armados.
Este é o terceiro dia consecutivo de ofensivas israelenses em território sírio, indicando uma nova frente de escalada no já instável cenário do Oriente Médio. O Ministério da Defesa da Síria emitiu um alerta pedindo que moradores da capital permaneçam em casa. Segundo relatos colhidos pela Reuters, muitos estão escondidos em suas residências, sem eletricidade e com medo de novos ataques.
Penedo registrou o pior desempenho em alfabetização entre todas as cidades do Litoral Sul de Alagoas
Funcionário da ALE invade rádio após denúncia sobre esquema na saúde de Penedo
Ministério Público apura denúncia sobre possível funcionário fantasma da ALE que atua como radialista em Penedo
“Tive que chorar para ser atendida”: Moradora desabafa e diz que saúde pública de Penedo “não vale nada”
Homem é preso em Maceió após praticar assaltos disfarçado de entregador de aplicativo

Professora é agredida por aluno dentro de escola estadual em Pão de Açúcar (AL)

Polícia Civil deflagra Operação Shamar e prende 20 suspeitos de violência contra mulheres em Alagoas

Gari é morta a tiros durante o trabalho em Teotônio Vilela (AL); polícia investiga o caso

Incêndio de grandes proporções destrói veículos em garagem no interior de Alagoas

Homem é preso em Maceió após praticar assaltos disfarçado de entregador de aplicativo