Líder de facção “Neutros” é preso em Garanhuns após operação integrada das polícias de Alagoas e Pernambuco

Ascom SSP-AL

Em uma operação conjunta realizada nesta sexta-feira (18), forças de segurança de Alagoas e Pernambuco prenderam, no município de Garanhuns (PE), um dos criminosos mais procurados de Alagoas. Conhecido como Bina, o suspeito é apontado como um dos líderes da facção criminosa “Neutros” e comandava o tráfico de drogas em São Miguel dos Campos e cidades vizinhas.

Bina era alvo de três mandados de prisão por homicídio qualificado e tentava se esconder em outro estado utilizando documentos falsificados. A prisão foi resultado de uma ação articulada pela Chefia Geral de Inteligência Integrada da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL), com apoio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Batalhão Rotam, Companhia Raio, além do BEPI e 9º BPM da PM de Pernambuco.

Durante a abordagem, os policiais apreenderam documentos falsos, dois celulares e um Fiat Pulse prata. O criminoso foi conduzido à Delegacia de Polícia de Garanhuns, onde foi autuado e aguarda os trâmites legais para ser transferido a Alagoas.

Armas localizadas

Após a prisão, Bina revelou à polícia o paradeiro de duas armas escondidas em São Miguel dos Campos. Equipes da Rotam e Companhia Raio se deslocaram até o local indicado e encontraram duas pistolas, sendo uma de calibre .45 (uso restrito) e outra .765, além de diversas munições.

O secretário de Segurança Pública de Alagoas, Flávio Saraiva, destacou a importância da ação:

“Parabenizo todas as equipes envolvidas nessa grande operação. Aqui em Alagoas, bandido perigoso enfrentamos com inteligência e força. Gente de bem, a gente protege e cuida. Essa é a missão da Segurança Pública, e vamos continuar avançando”, afirmou.

Histórico criminal

Além dos homicídios e do tráfico de drogas, Bina já possuía passagens por porte ilegal de arma e direção sob efeito de drogas. Agora, responderá também por associação criminosa e uso de documentos falsos.

A SSP/AL reforça que a cooperação entre os estados é fundamental no combate ao crime organizado e que novas ações integradas estão previstas para os próximos meses.