Bolsonaro é alvo de nova operação da PF e terá que usar tornozeleira eletrônica

Reprodução/Internet

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi alvo de uma nova operação da Polícia Federal nesta sexta-feira (18), com mandados de busca cumpridos em sua casa, em Brasília, e na sede do PL. Por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF), Bolsonaro terá que usar tornozeleira eletrônica e cumprir recolhimento domiciliar noturno, além de nos fins de semana.

Ele está proibido de acessar redes sociais, manter contato com diplomatas e se comunicar com o filho Eduardo Bolsonaro, que está nos EUA.

A decisão ocorre às vésperas do julgamento sobre sua suposta participação em uma trama golpista para tentar se manter no poder após a derrota nas eleições de 2022. A Polícia Científica investiga ainda seu envolvimento em atos antidemocráticos, incluindo a incitação a invasões de prédios públicos.

O processo, em sigilo no STF, foi distribuído ao ministro Alexandre de Moraes no dia 11 de julho, dias após Donald Trump anunciar tarifas sobre produtos brasileiros — medida que Bolsonaro tentou desvincular de seu nome, apesar de ter sido citado diretamente pelo ex-presidente dos EUA.

Bolsonaro já é réu no STF e está inelegível até 2030. Se condenado pelos crimes que lhe são atribuídos, poderá pegar mais de 40 anos de prisão.